sábado, 30 de julho de 2011

O lado verde do Mercado

Embora este não seja um blog que mergulhe no mundo “maravilhoso/mirabolante” do Marketing e propaganda, uma coisa é certa: os produtos dos mais variados seguimentos do mercado tem abordado e defendido o uso de produtos que não agridem o meio ambiente.

O “Marketing verde” tem a função de criar preferência pela marca, estimulando a troca pelo produto que passa a ser mais socialmente aceito, por haver uma conscientização dos benefícios sociais que acarretam o seu uso. Isso aparece no estudo realizado em 2008 em 17 países pela “Our Green World” que mostra que questões ambientais influenciam diretamente na decisão de compra de 52% dos consumidores brasileiros, e 83% destes estariam dispostos a pagar mais por produtos e serviços ecologicamente corretos.

Sob esta percepção as grandes corporações tem atuado. A Coca-cola investiu pesado na tentativa de revolucionar o que nós, meros consumidos, entendemos por outdoor, instalando nas Filipinas um gigantesco painel que consome dióxido de carbono. Para isso a Coca usou 3.600 garrafas recicladas da marca e que cada uma tem uma muda da planta de chá Fukien — uma planta que cresce melhor verticalmente –, dispostas em um outdoor com 18 metros de largura por 18 de altura. Cada planta tem a capacidade de absorver até 6 quilos de dióxido de carbono por ano, o que resultaria uma absorção anual total de 21.200 quilos do CO2. E para irrigar as plantinhas, em parceria com a WWF, um sistema de irrigação diferenciado foi criado.


Entre o fim de 2008 para início de 2009 a rede de restaurantes Mc Donald’s entra na onda verde e abre a primeira loja ecológica da rede na América Latina, que consiste dentre tantas melhorias internas a loja o uso racional tanto de energia como de água através de um sistema que revesa o uso de ar condicionado e abertura das janelas com base na análise da temperatura externa (tudo de forma automática), energia solar para aquecimento das águas das torneiras, uso de lâmpadas LED, uso de madeira certificada e de replantio, dentre tantas outras características. Essa loja solitária nas terras tupiniquins está localizada na Riviera de São Lourenço, município de Bertioga, no litoral de São Paulo. Vale ressaltar que na Europa a rede vem mudando também a logo para um verde que chama a atenção para adaptação da loja (vide exemplo alemão).



E nessa lógica de atração de consumidores que se preocupam com a causa ambiental, a empresa de propaganda verde Curbs (http://www.mindthecurb.com/) tem conseguido contas importantes de empresas que investem em propagandas que não utilizam material industrial. O que significa usar grama, madeira, neve, areia entre outros.







Se é puro cinismo de mercado mais uma vez investindo maciçamente na propaganda, como argumenta alguns céticos, ou realmente uma grande mudança na lógica de oferta de produtos, escolher uma dessas opções significa ter critérios mais que subjetivos. Mas a verdade é que o marketing, e no fim das contas os produtos, também têm mudado para atender uma lógica cada vez alarmante, lógica esta que diz: Fiquem atentos as suas preferências, porque a partir de suas escolhas o meio ambiente pode ser gradativamente ajudado!




Nenhum comentário:

Postar um comentário